25 de novembro de 2007

Livros recentes, em português, que li, sobre as alterações climáticas

  • O livro de Mark Lynas, " Seis graus - O nosso futuro num planeta em aquecimento", Livraria Civilização Editora, 2007, é construído à volta da antevisão do que sucederá na Terra com o aumento sucessivo da temperatura mundial, em um grau, até aos seis. Li o livro e é leitura instrutiva. Podem ler em Grains of Sand: Six caveats about Six Degrees uma recensão. No Real Climate, podem ler ainda outra (aqui) - também, de leitura obrigatória (quantas vezes, neste blogue, irá surgir a expressão: de leitura obrigatória?).
  • Outro livro, sobre a mesma temática, também traduzido para português, é o de George Monbiot, "Calor - como impedir o planeta de arder", Via Óptima, Oficina Editorial, 2007. Aqui, a abordagem é diferente: o que será possível fazer, em diversos sectores de actividade económica: produção de energia, transportes, construção civil, etc., etc., de forma a conter o crescimento do aquecimento global, em limites, que não ponham em risco a viabilidade da nossa civilização. De novo, a leitura é instrutiva - ainda que (foi o meu caso) ligeiramente deprimente: as possibilidades de se conseguir isso, são manifestamente reduzidas (vejam o último parágrafo desta crítica - mas ela merece ser lida, na totalidade). Para um açoriano, é matéria, que exige particular e ponderada atenção, a referida, nomeadamente, no capítulo 9, pp. 190 e seguintes, sobre o futuro do transporte aéreo.
  • Para concluir bem a nota, teria de referir o livro de James Hansen, publicado em Portugal o ano passado - não tenho, contudo, o título em português, nem a editora, porque não sei onde tenho o livro ou se o emprestei a alguém (acontece). Ele dá-nos uma visão de conjunto, muito completa, da temática e, tem uma parte final, muito sugestiva, das implicações sócio-políticas que poderão carrear o combate (tardio) às consequências do aquecimento global.
  • Comprei, qualquer dos livros, em Ponta Delgada.