29 de novembro de 2009

De regresso à educação no país


"Convém recordar algumas coisas. Em primeiro lugar, os professores estiveram em guerra por causa da avaliação, mas, muito provavelmente, esta foi um pretexto para mitigar a verdadeira causa da luta: a divisão da carreira docente, com a criação do 'professor titular' (o que colocava fim às progressões automáticas, limitando o acesso aos níveis salariais mais elevados, e confrontava a natureza horizontal da carreira). 

Depois, os professores são a maior classe profissional da administração pública e mais de metade dos cerca de 140 mil está nos escalões mais bem remunerados - a massa salarial consome 80% do orçamento, correspondendo a 3% do PIB; ao que acresce que, se nada for feito, o ritmo de crescimento da despesa com salários consumirá todos os recursos disponíveis para a política educativa.  
 [...]
A questão será, por isso, saber até onde é que vai o recuo. Todos os partidos defendem o acesso ao topo da carreira sem restrições. Resta saber se as negociações em curso acabarão apenas com o nome 'professor titular' ou se, mudando o nome, se mantém o acesso limitado ao último escalão da carreira. Esta é a primeira linha de fronteira, mas há outras: o prolongamento dos horários e as aulas de substituição. 

No fim, fica uma certeza. Cinco anos passados, muitos erros na gestão política e na aplicação do modelo de avaliação depois, preparamo-nos para voltar ao lugar em que nos encontrávamos em 2005, mas em piores condições. Ou seja, a carreira de professor continuará a beneficiar de um estatuto excepcional, o que limita os recursos financeiros para o investimento na escola pública. A inabilidade do anterior governo é, em parte, causa desta situação. Agora, como se não bastasse, todos os partidos preparam-se para assumir a sua quota parte de responsabilidade."

Um dia destes falo de novo sobre a questão da educação para qualificar coisas que disse, à luz do que fui ouvindo, e do que fui lendo, mas para já aceito como correcto, ao nível de generalidade em que foi escrito, aquilo que é dito acima. Aceitando, com algumas precisões, os objectivos do que Sócrates tentou fazer na educação: não à progressão automática (não é o mesmo do que quotas); sim à avaliação; sim às aulas de substituição (mas com criatividade da parte de todos), etc. etc, considero que, no entanto, os erros cometidos são mais do que erros de gestão política e de aplicação do modelo de avaliação.


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