13 de dezembro de 2009

E continua ... opiniões em português

ambio: Incerteza e política | Miguel B. Araújo: "A questão de fundo, de um ponto de vista político, é como gerir o risco associado às alterações climáticas mesmo aceitando que existem incertezas sobre as projecções oferecidas pelo IPCC. Se traduzirmos a incerteza em probabilidade e assumindo, por hipótese, que os cépticos estão correctos, estariamos perante um cenário de elevado impacte mas baixa probabilidade. Assumindo que damos igual crédito a cada um dos lados, teriamos elevado impacte e probabilidade intermedia. Na prática, a balança da evidência favorece claramente as projecções (e observações) disponíveis pelo que estamos perante um cenário de elevado impacte e alta probabilidade."

Este blogue é português e, pelo que tenho lido, bem informado sobre o debate das alterações climáticas. A nota que se referencia demonstra-o - é reproduzido também um artigo do The Economist.

Um reparo: é certo que existem incertezas quanto às projeccções do IPCC, mas até agora o que tem vindo a verificar-se é que foram demasiado optimistas o que obrigou a sua actualização para Copenhaga.

Sem comentários: