Não há muito para qualificar àquilo que se transcreve abaixo. Chamo, no entanto, a atenção para a terceira referência: é sobre o Chile e deve ser lida à luz do que alguns dizem, em Portugal, sobre o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), ou, dito de outra forma, deve ser lida como um exemplo de um país que faz, em matéria orçamental, aquilo que deve ser feito, sem necessidade do PEC, e de forma ainda mais rigorosa.
- Modelo esgotado | Daniel Proença de Carvalho | Económico:"[...] Não tenhamos ilusões. A nossa produção de riqueza não permite sustentar as prestações sociais a que julgamos ter direito e a economia não vai crescer com os nossos hábitos de trabalho, com uma legislação laboral com a rigidez que tem, com o nível de impostos que se abate sobre empresas e particulares e com a Administração Pública e a Justiça de costas voltadas para os empreendedores. Temos de reconhecer, com humildade e sem culpar ninguém, que o modelo económico e social que construímos a seguir à transição para a democracia, está esgotado [...]."
- arquivo: O diabo está nos detalhes| Pedro Adão e Silva: "[...] Quem leve a sério os discursos políticos tenderá a acreditar que há um amplo consenso em torno da contenção da despesa. [...] O problema é que os discursos não resistem ao teste da realidade [...]"
Sem comentários:
Enviar um comentário