30 de maio de 2011

Citações a propósito

As citações devem ser tomadas com sal e pimenta: são instrumentos úteis de reflexão porque focalizam aspetos da realidade, mas por isso mesmo, porque incidem só sobre parte da realidade, todas deveriam ser qualificadas. As referidas abaixo tem como objeto facetas do atual momento político, relevantes do meu ponto de vista não só pelo que dizem, mas pelo que sugerem. Merecerão as qualificações que considerarem apropriadas em cada caso.

A primeira é tirada da coluna do Ricardo Costa no Expresso desta semana. Refere-se à razão porque as campanhas eleitorais continuam a ser feitas como sempre: 

"Mas continuam a fazê-las por uma razão simples: não sabem fazer de outra maneira"

A segunda é referida num livro de FC lido recentemente. Serviria para qualificar a opinião de Camilo Lourenço sobre o facto de, segundo ele, a determinante da atuação dos políticos seria - estou a parafrasear - estarem capturados por interesses de todo o tipo. A citação é esta:

"Never ascribe to malice what you can put down to incompetence"

A qualificação maior que eu adiantaria de barato, imediatamente, a esta última, seria a de definir o que se entende, neste contexto, por incompetência e a extensão do problema.

Sem comentários: