25 de maio de 2008

Da necessidade de ter em atenção o modo como as escolas são construídas

No recente terramoto na China morreram milhares de crianças soterradas nas suas escolas enquanto edíficios que as enquadravam - alguns mais velhos - mantinham-se de pé. Segundo parece, as condições de edificação das escolas e de outros edifícios públicos, mesmo noutras partes do mundo, deixam muito a desejar.
Esta nota de Andrew C. Revkin do NYT discute em A School Falls Amid Intact Buildings. Where Next? - Dot Earth - Climate Change and Sustainability - New York Times Blog diversas implicações do problema: "One point made loud and clear, and echoed by Yumei Wang, the head of Oregon’s geohazards team, is the importance of integrating disaster-resistance in how societies finance, design, and build vital structures — whether schools, fire stations, or power plants."
A construção das infraestruturas públicas deveria, além de todos os motivos que a determinam, incorporar níveis superiores de exigência, e o melhor que, em cada momento, existe de práticas e de soluções tecnológicas mais seguras e eficientes - as razões são de percepção imediata, mas existe uma que importa destacar: é a importância do exemplo (pedagógico) que assim é transmitido ao sector da construção civil e ao resto da sociedade.

Sem comentários: