13 de outubro de 2008

Prémio Nobel da Economia

Só soube agora, ao abrir o Diário Económico: Paul Krugman é o prémio Nobel de economia deste ano. Magnífico. Em termos académicos, os contributos de Krugman em termos da teoria do comércio internacional e a recuperação da importância da geografia para a teoria económica, são fundamentais e justificam a atribuição do Nobel. Krugman é desde há muito um nobilizável - a conjuntura económica mundial e a conjuntura política nos EUA, poderão ter ajudado a facilitar (a apressar) a atribuição do prémio neste momento.


Por outro lado, Krugman é um homem de causas e da participação cívica - o seu combate como cronista do NYT contra os males dos consulados Bush, é um exemplo disso. E foi um dos economistas que avisou a tempo que a actuação de Greenspsan à frente do FED estava a potenciar as condições para uma nova bolha especulativa; e que o mercado hipotecário norte-americano estava a ir por mau caminho (neste blogue, há muitas referências a Krugman sob as etiquetas de blogue, conjuntura económica, eua, eleições norte-americanas).

Krugman ainda ontem elogiava a actuação dos governos europeus em seguirem o exemplo britânico de resposta à crise - Krugman defendeu o plano Paulson como o possivel, no momento em que foi enunciado, mas referindo sempre como o mais adequado o modelo que os suecos seguiram para debelar a sua crise financeira em inícios da década de 90: a solução britânica é aparentada a esse modelo.
PS: O modo mais eficiente para recuperar as notas que referenciam Krugman é utilizar o motor de busca que encima o blogue (digitaliza-se Krugman).
PS (1): A apreciação de Krugman sobre o plano britânico e a actuação dos europeus: Economist's View: Paul Krugman: Gordon Does Good


Sem comentários: