13 de novembro de 2008

Reino Unido: a sua situação económica e financeira

As duas referências que aqui se adiantam dizem respeito à situação económica e financeira do Reino Unido, e ambas discutem nomeadamente as vantagens e desvantagens do país não estar na Zona Euro.


Esta primeira nota: FT.com Willem Buiter’s Maverecon How likely is a sterling crisis, or is London really Reykjavik-on-Thames? é particularmente longa, técnica - é para economistas, e mesmo para estes (pelo menos para mim) não é de digestão fácil - e preocupante: vejam como começa: "With the pound sterling dropping like a stone against most other currencies and long-term interest rates on UK sovereign debt beginning to edge up, this is a good time to revisit a suggestion I made earlier on a number of occasions (e.g. here, here and here), that there is a non-trivial risk of the UK becoming the next Iceland."
A outra nota: FT.com / Columnists / Martin Wolf - What Britain’s authorities must do faz também transparecer um nível significativo de preocupação e discorda do juízo que a situação teria sido melhor enfrentada estando o Reino Unido no Euro.
A impressão com que fico é que os problemas inventariados na primeira nota não estão devidamente cobertos na segunda - o combate poderá ter de ser travado num campo de batalha diferente daquele que Martin Wolf prevê, e nesse campo de batalha, o estar o RU fora do Euro poderá fazer a diferença. Repito a ressalva: neste caso eu estou em "águas profundas".
Ficam aqui para futura reflexão.

Sem comentários: