24 de janeiro de 2009

Desvalorização ineficaz?

Article - WSJ.com: "LONDON (Dow Jones) U.K. businesses increasingly report a decline in exports, despite the continued rapid depreciation in sterling's exchange rate, the Bank of England's regional agents said Wednesday."

Esta tendência, a manter-se, tornar-se-ia motivo de séria reflexão com implicações noutros sítios e para a apreciação de algumas das soluções preconizadas para o combate à crise. No entretanto, a Irlanda queixa-se que a desvalorização do Reino Unido é competitiva - se o é, tal, pelos vistos, não produziu ainda efeitos.

Mas porque razão eu não fico (muito) admirado? Talvez porque a idéia que tenho da indústria do Reino Unido, importante que ela seja, depois dos impactos e das alterações que sofreu - da globalização, das deslocalizações, da importância que a actividade financeira aí assumiu - é que a sua competetividade é determinada, significativamente, por outros factores, que não só o preço - dito de outra forma, o RU já não tem sectores produtivos capazes de aproveitar a desvalorização em curso da sua divisa. Enfim, não sei. A acompanhar.

Sem comentários: