"In his big economic speech today at George Mason University, Obama pledged to jumpstart job creation and long-term growth by:
- Doubling the production of alternative energy in the next three years.
- Modernizing more than 75% of federal buildings and improve the energy efficiency of two million American homes, saving consumers and taxpayers billions on our energy bills."
O plano de Obama abrange um leque diversificado de objectivos, além dos aqui referenciados, mas estes são particularmente exemplares: não só porque articulam, como os outros, a resposta à conjuntura desfavorável com soluções para problemas estruturais, mas também porque são direccionados, quer para a alteração da composição da oferta energética, quer para a sua procura.
Como já o referi antes: não é preciso inventar a pólvora - tal seria óptimo, mas não contemos com isso; basta estarmos atentos ao que os outros estão a fazer. Tenho a certeza que é o que irá suceder nos Açores:
- Por isso, teremos o Governo da Região, em breve, a anunciar, por exemplo: um estudo sobre a eficiência energética do parque imobiliária público e o que se pode esperar em termos de objectivos, de meios e de prazos para essa intervenção; as Câmara Municipais (e as oposições locais) a assumir a importância da temática, a discuti-a e, desde logo, assegurando que irá assumir uma visibilidade destacada nas eleições autarquicas, em termos de propostas - recuso-me a admitir que não se fale, e bem, disto, nessa altura. E muito mais se pode fazer no que respeita à articulação destas preocupações, com a defesa neste momento do emprego na construção civil na Região, e com as condições do crescimento da economia açoriana no futuro.
PS: Como um exemplo do que se pode fazer (do que se deve fazer - adaptado ao nosso clima. etc.) vejam aqui: Was that hell freezing over? Gristmill: The environmental news blog Grist.
Sem comentários:
Enviar um comentário