20 de março de 2009

A Igreja e os costumes

Recolha de leituras (das mais recentes para as mais antigas) - em qualquer dos casos referidos: preservativos e direitos humanos (das mulheres e dos homossexuais), há mais do que salta à primeira vista (a utilização dos preservativos, o aborto, o casamento homossexual), há mais contexto a considerar, para qualificar num sentido menos negativo, ou num sentido mais negativo (respectivamente), a posição da Igreja, mas, principalmente, para (tentar) perceber o que a determina objectivamente.
Em todo o caso a leitura deste material é pedagógica numa outra vertente (óbvia, mas muito esquecida): este mundo é complexo, e qualquer que seja a nossa posição à partida (qualquer que seja o que consideramos como politicamente correcto) importa, sempre que possível, ter o cuidado de contextualizar mais, e isso joga sempre em nosso favor, se já estávamos no bom caminho - em caso contrário, só os fanáticos e os imbecis, é que não mudam de opinião se estiverem errados.







  1. O Papa, África, SIDA e os preservativos:


    Austen Ivereigh: On condom use, the pope may be right Comment is free guardian.co.uk;

    Who's Worse, the Pope or the Condom Mafia, on AIDS? (Aid Watch);
    Editorial - The Pope on Condoms and AIDS - NYTimes.com.


  2. A Igreja, a sua influência, direitos humanos:
    Peter Tatchell: Just say no to the Vatican Comment is free guardian.co.uk

____________

PS (2009.03.21): Sobre a actuação do actual Papa, ver ainda John Hooper: Is Pope Benedict a PR novice, or dog-whistling to conservatives? Comment is free guardian.co.uk.

PS (II): Ainda sobre a questão dos preservativos: The Meaningfulness of Little Things: That's What She Said: Pope Edition.

Sem comentários: