3 de outubro de 2009

Eua: a discussão sobre que tipo de saída da recessão vai acontecer





A discussão nos EUA quanto à situação económica, nestes últimos dias, tem incidido particularmente sobre como se irá comportar o mercado de trabalho, mesmo após o fim técnico da recessão. Essa discussão já vinha de trás, mas adquiriu maior acuidade face aos resultados mais recentes do desemprego - o quadro não é bonito (ver gráfico abaixo) e compara a trajectória do desemprego em todas as recessões depois de 1945. Sempre foi afirmado que crises económicas de raíz financeira são mais difíceis de resolver e onde isso se veria melhor seria na persistência de um desemprego elevado  para além do fim da crise (medido por taxas de crescimento positivo do PIB). Esta discussão, como é bom de ver, é relevante para o País e para a Europa.





Uma das implicações de tudo isso é a discussão se o estímulo orçamental não deveria ter sido maior, e se não deveria ser reforçado ainda agora (ver artigos de Krugman e do RGE: Why the Dow is ... ).






O artigo do RGE: We Shouldn’t be Surprised ... examina as razões para o modo diferente como as economias dos EUA e da Europa (Continental) estão a evoluir nesta crise.



Sem comentários: