Estas declarações são uma tontice. Se não houver sector pesqueiro dentro de alguns anos é porque o peixe desapareceu devido a uma exploração desmesurada dos pesqueiros, e à degradação ambiental dos mares. Nas pescas a questão da eficácia e eficiência, e longo da sua rendibilidade, está subordinada a uma exploração sustentada dos recursos. Os economistas, para além dos contributos para a mera gestão empresarial, podem aí ser úteis - mas não era disso que a senhora falava - porque podem determinar o que será uma exploração economica sustentável daqueles recursos: - como deveria ser bom de ver, e está demonstrado na literatura, esse nível de exploração economicamente sustentado, fica aquém do nível de exploração biológica sustentável.
Pescas O sector tem de ter mais economistas para se tornar rentável Cármen Fraga - Expresso.pt: "Porto, 22 Nov (Lusa) - A presidente da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu, Cármen Fraga, defende que as pescas têm de ter mais economistas para serem rentáveis, caso contrário, 'dentro de uns anos não há sector pesqueiro'.
'A pesca tem de ser tratada como uma actividade económica em que se fala de eficácia e eficiência. Os preços do peixe continuam a ser os mesmos de há 20 anos, enquanto os custos de produção não pararam de aumentar', disse à Lusa Cármen Fraga, à margem do seminário 'A reforma da Política Comum de Pesca'.
Em entrevista à Lusa, a política espanhola defendeu que 'a pesca tem de ter mais economistas, porque tem de se começar a falar de rentabilidade'."
Sem comentários:
Enviar um comentário