25 de fevereiro de 2010

Mesmo na situação em que se vive, importa não esquecê-lo, mais que não seja porque, aborrecimentos como os ocorridos, perfilam-se no horizonte de tudo que é sítio

O :ILHAS: Os Dias Não Estão para Isto remete-nos para um vídeo do programa Biosfera, da RTP 2, de Abril de 2008, onde se denunciava a susceptibilidade da Madeira a enxurradas, potenciada e agravada pelos erros de planeamento e gestão do território, cometidos por todos. É por isso que João Jardim impõe aos jornalistas que não o questionem sobre isso. É verdade, no entanto - há que reconhecê-lo, que na Madeira, atendendo à sua orografia, o incentivo para a má-prática nesse domínio é maior (obviamente, isso não serve de desculpa).

Quanto ao facto do PS ter deixado cair o pedido de verificação da inconstitucionalidade da Lei das Finanças Regionais, embora perceba a tese de António Lobo Xavier, não vejo como este País estaria aberto à lógica  fina do seu argumento - isso de se aceitar determinadas coisas, precisa de habituação, esclarecimento, de ginástica cívica. Claro que, se Sócrates, num momento político, totalmente incomum na classe política portuguesa,  tomasse essa posição, teríamos António Lobo Xavier e o Pacheco Pereira a defenderem a sua verticalidade e coragem política (acreditam?).

Sem comentários: