14 de abril de 2011

Gostei disto ....


O que importa hoje discutir no setor? Realçaria a questão da sustentabilidade, menor dependência de fatores externos à exploração - cujos preços sobem ao ritmo do preço do petróleo e do aumento dos consumos mundiais - como por exemplo os adubos e os cereais.

Que técnicas produtivas utilizar para diminuir a dependência destes fatores (?): por exemplo, maior investimento em tecnologias associadas à produção de forrageiras, valorizando-se sempre mais a captação dessa fonte inesgotável de energia que é o Sol.

As importações, para os Açores, de bens de primeira necessidade, desde couve a alfaces, passando por repolhos, tomates, etc., atingem valores exorbitantes. A nossa lavoura, ao não produzir esses bens - ao menos para auto-consumo - não estará a perder uma importante fonte de rendimento complementar face ao leite? Certamente.Os atuais desafios da agricultura - nossos, nacionais e mesmo globais - passam por encarar o desafio de uma maior sustentabilidade alimentar, investindo na agricultura. [....] há cinco boas razões para investir na agricultura: as reservas mundiais de cereais estão a atingir o nível mais baixo em 40 anos; o consumo de bens agrícolas, particularmente os cereais, está em franca ascensão; a quantidade de terra arável por pessoa, a nível global, tem diminuído drasticamente; o uso de cereais para a produção de biocombustíveis aumentou a pressão sobre os preços; a menor disponibilidade de água irá reduzir a produtividade agrícola. É fácil então predizer que os preços dos alimentos irão subir, ainda mais, e que, os nossos agricultores, terão boas oportunidades de sucesso, apostando nos produtos que melhor sejam valorizados pelo mercado. 

"– Enviado através da Barra de ferramentas do Google"

Sem comentários: