11 de junho de 2008

EUA: eleições presidenciais

Diversos artigos e notas sobre as eleições norte-americanas:










  • Até mais ver as coisas parecem compor-se para Obama - ver gráficos dos resultados das diferentes sondagens em Open Left:: Obama Widens Lead: Tracking Polls in Agreement - não os consigo reproduzir aqui. Os resultados mais recentes apontam Obama como tendo 6 a 7 pontos percentuais de diferença para McCain.









  • É um artigo da Telos, Les trois défis de Barack Obama Telos, sobre as principais dificuldades a que Obama deve dar resposta para ser Presidente. Nada a qualificar. No entretanto, uma nota do do American Prospect: Did Hillary Crack the Working-Class Code? cruza com uma daquelas dificuldades - como fazer com que os votantes operários brancos votem em Obama. O artigo é interessante como análise sociológica das percepções sócio-políticas desse segmento da população americana. Aquilo que diz tem implicações mais gerais?








  • Krugman discute o que mudou (e porquê) nos EUA sobre a questão racial e que permite Obama ser o candidato democrata - interessante a observação sobre a importância do "politicamente correcto" nessa evolução: a forma é, por vezes, tão importante quanto o conteúdo. Ver em Economist's View:It’s a Different Country.

Sem comentários: