12 de outubro de 2008

EUA: as guerras da cultura

Em Op-Ed Columnist - The Mask Slips - NYTimes.com Bob Herbert pergunta-se "... como é que os republicanos, apesar de tudo, tem sido capazes de convencer muitos dos pobres norte-americanos que a sua política, objectiva e subjectivamente em favor dos ricos, não só é a melhor para eles como a sua aceitação é um acto de patriotismo (tradução muito livre). A pergunta justifica-se de todo e a resposta pode ser sintetizada em duas palavras: nas guerras da cultura".
A direita norte-americana ao longo de trinta anos conseguiu hegemonizar a agenda ideológica, cultural e política norte-americana. Do ponto de vista de técnica política, a sua actuação foi exemplar. A direita norte-americana conseguiu fazer política: a política, não sei quem o disse (e gostava de sabê-lo) é (parafraseando) a arte de persuadir um povo a seguir um dado destino, um dado percurso, de aceitar um dado conjunto de desafios. E como disse Curzio Malaparte toda a arte tem a sua técnica - e aqui, os instrumentos ideológicos foram o ressentimento, o anti-intelectualismo, o fundamentalismo religioso, mas também a capacidade de mobilizar intelectualmente, a capacidade propandística e organizativa.... A contrario, quase todos os outros - nos EUA e fora dele - deixaram-o de o fazer, por inércia, por desconhecimento, ...: a política é tão-somente o pagamento das promessas, o impressionar pela gestão da coisa pública ...
Esta tese é defendida por muitos. Mesmo, neste blogue, foi referida por mais de uma vez (ver aqui e aqui - neste último ver artigo de Pedro Adão e Silva - e há mais sobre a epígrafe EUA e eleições EUA).
As referências que aponto abaixo, de uma forma ou outra, tratam desta questão e dos seus afloramentos nesta campanha - que foram tão longe que vozes da própria direita se viraram contra as suas manifestações mais virulentas. Sem compreender isso não se consegue perceber o que se passa nos EUA. Entretenham-se (os artigos não estão por ordem de data, e alguns deles tem mais a ver com aspectos da campanha ou com outros aspectos da política norte-americana).

Sem comentários: