29 de setembro de 2009

Da importância do computador Magalhães

A importância do computador Magalhães, ao ser distribuído a todas as crianças do País, é a mesma, nem mais nem menos, que teria tido a distribuição de lápis, cadernos e livros de estudo,  a todas as crianças do País, por exemplo, no princípio do século XX - nos primeiros anos da Revolução Russa de 1917, as crianças famintas pediam lápis. Num caso e no outro, num momento e no outro, tratam-se  de instrumentos, de ferramentas, que por si só não asseguram a instrução, mas que são necessários para facultar oportunidades e desafios interessantes às crianças.

Mas o computador Magalhães tem ainda um objectivo estratégico determinante: o de criar habituação ao manuseio da ferramenta informática, e assegurar as bases de uma literacia informática.

Hoje, vimos os perigos da ileteracia informática, e eu soube que os serviços da Presidência da República Portuguesa têm um nível de assessoria informática que seria inconcebível ter onde trabalhei antes da reforma: na SRPFP e na Vice-Presidência do GRAA.

Agradecia que tomem nota que o computador Magalhães foi uma excelente iniciativa do governo de José Sócrates, devidamente apreciada internacionalmente, e devidamente depreciada, denegrida, caluniada pelo PSD.

Sem comentários: