3 de dezembro de 2009

Outra sobre a iliteracia científica

O que se diz no artigo do Guardian é curioso porque imputa a responsabilidade maior da não aceitação da teoria da evolução (no sentido de resultado científico comprovado)  ao desconhecimento da ciência: British creationists: some numbers | Andrew Brown | Comment is free | guardian.co.uk: "Those who reject Darwinism in Britain are numerous, largely irreligious, and ignorant of science".

No entretanto, Dawkins no seu último livro publicado em Portugal, "O espectáculo da vida - a prova da evolução", num apêndice, dá conta dos resultados de uma sondagem do Eurobarómetro, em 2005, sobre o posicionamento dos cidadãos dos diversos estados europeus quanto ao assunto.

Em resposta à questão: "Os seres humanos , tal como hoje os conhecemos, desenvolveram-se a partir de uma espécie animal primitiva", os portugueses responderam: 64 % (verdadeiro); 21 % (falso); 15 % (não sabe). Escalonados pelos resultados do "verdadeiro", os portugueses ficam em 18º lugar em 32. Dawkins refere ainda outras questões e resultados. Sinceramente, eu estava à espera que fosse pior.

Sem comentários: