3 de janeiro de 2010

O Canibais e Reis promete falar dos Açores - ficámos a aguardar (com curiosidade)


[Imagem retirada daqui]

O Canibais e Reis é um blogue que aborda as questões de nutrição de uma perspectiva que não deve nada à "conventional wisdom" existente no meio, o que torna muita interessante a sua promessa de, em próximo futuro, vir a falar dos Açores. No entretanto, remete-nos para uma livro de receitas culinárias açorianas, em Canibais e Reis » Blog Archive » Deliciosas receitas tradicionais e gourmet dos Açores, por João Vasconcelos Costa, autor do livro “O Gosto de Comer” (recomendado).

Uma tema recorrente no Canibais e Reis é o do mérito da denominada dieta paleolítica - a sua "rationale" é simples: os seres humanos, e as espécies que antecederam o homem sapiens sapiens, foram moldados pela evolução a comeram de uma dada maneira; com o neolítico - agriculturização e sedentarização, e domesticação dos animais - esse padrão de alimentação foi distorcido, e começaram grande parte dos problemas  de saúde conhecidos (alguns apelindam-os de civilizacionais),  e logo, todas as dificuldades de eficiência (e de eficácia) que atormentam os gestores actuais dos Sistemas Nacionais (e Regionais) de Saúde.

Esta idéia - a de nos devermos  aproximar do perfil de nutrição dos homens paleolíticos [é o que tenho vindo a fazer com clara vantagem] - tem vindo a fazer o seu caminho. Um artigo recente do Washington Post começava assim: "Here's a question for the weight-conscious: How often do you see a fat caveman? Exactly. [...]. What's their secret? Surely it's great exercise to be out chasing woolly mammoths and foraging for berries all day. And it helped that there were no Fruity Pebbles or venti white chocolate mochas hundreds of generations ago. But, seriously, what if we ate like our Paleolithic ancestors? That would be lots of lean meats, nuts, fresh fruits and vegetables; no grains, salt, sugar, legumes or dairy products. Some people do, and it's called the Paleo diet -- short for Paleolithic, which refers to the era before agriculture took hold, a movement away from a hunter-gatherer lifestyle that resulted in settled societies, and, eventually, Twinkies and couch potatoes." Podem aceder a todo o artigo em Canibais e Reis » Blog Archive » “Dieta paleolítica, tão simples que até os homens das cavernas a seguiam”, um artigo publicado no Washington Post.

Esta interpretação é validada pela observação do estado de saúde (muito melhor do que o nosso) dos povos "primitivos" ainda existentes, cuja alimentação não foi ainda contaminada pelo tipo de influências neolíticas, principalmente, das que se implantaram muito mais próximo de nós, com a industrialização da agricultura. Vejam este pdf (muito interessante): "Nasty, brutish & short" The Weston A. Price Foundation. [nota do Canibais e Reis, de 31 de Dezembro último].

Para mais informação sobre este tópico, ver o Canibais e Reis, e o site da Nutriscience.
____________
PS: Isto, que se diz aqui: Ten million Britons at risk from cancer, reveals new research | Science | The Observer: "One in six Britons with high blood-sugar levels faces a greater danger of developing cancer, according to new research.", cruza com aquilo que se diz acima.

1 comentário:

. disse...

As promessas são para cumprir, apesar de estar numa fase de pouca inspiração. Deve ser do frio invernal, e infernal. Mas vamos a isso a seu tempo! Um abraço, Ricardo.