30 de setembro de 2008

Ricos, mercados e regulação

Uma coisa é o mercado (ou se quiserem, o capitalismo); outra coisa, são os capitalistas - já o dizia Adam Smith por outras palavras. Para que o mercado actue como o melhor instrumento (que o é - o século XX e a experiência comunista, provaram-o) da resolução do problema económico - compatibilizar o uso de recursos escassos, mas de potencial aplicação múltipla, à satisfação das necessidades (tendencialmente) ilimitadas - é imperioso regulamentar a actividade dos capitalistas e enquadrar institucionalmente, de modo adequado, o seu funcionamento. Tão simples como isso (nos dias que correm, note-se).

Oceanos sem peixe, sem vida, mas com (muito) plástico

- ver em Invisibly Emptied Oceans - Dot Earth Blog - NYTimes.com.

Ainda a crise financeira ...

Wolfgang Munchau refere o modo como a Suécia resolveu a crise do seu sistema financeiro, no início da década de 90: A lição da Suécia - DiarioEconomico.com. A solução sueca é, na verdade, defendida como sendo a ideal por muitos economistas democratas (o plano Paulson sendo considerado, tão somente, como o possível de arranjar no quadro político actual, e susceptível de ser revisto após a eleição de Obama - veja-se o que este disse hoje a esse respeito). A coluna de Munchau alerta que, contudo, a escala dos problemas, agora, nos EUA, é muito maior.

O plano Paulson não é incontroverso (ver na secção "Sem comentário - neste blogue, na coluna da direita - o artigo de Nouriel Roubini, para o Guardian) e é contestado à direita e à esquerda (ver em Open Left as entradas de ontem e hoje), merecendo a desconfiança de grande parte do povo americano (daí a votação na Câmara dos Representantes), mas é indiscutível que existe o medo generalizado de que tudo possa desabar num novo "1929" se nada for feito de parecido - nesta situação, como dizia um cardiologista da praça, falando outro dia na RTPA, de como os médicos reagem face a um doente com enfarte: ataca-se com os medicamentos (à mão, os possíveis) e discute-se depois o que (comportamentos de risco - leia-se a revolução de Ronald Reagan: a desregulação à outrance) levou ao enfarte. Por uma vez estou de acordo com Bush - convenhamos que é assustador!
Na secção "Sem comentário" inclui uma série de notas e artigos sobre o mesmo assunto - vejam nomeadamente, o artigo de Steven Guess, no Guardian, para uma visão mais ampla de como se chegou aqui.


Da importância da dotação do "capital social"...

Pedro Adão e Silva escreve uma coluna (muito) pedagógica, à luz do que se passa com a atribuição de casas camarárias em Lisboa, mas, claro, tendo uma aplicação mais geral: Lisboagate ou Democraciagate? - DiarioEconomico.com.
Recorre para desenvolver o seu raciocínio, ao conceito de "capital social": cita o livro de Robert Putnam, “Making Democracy Work: Civic Traditions in Modern Italy” de que deve existir um exemplar na Biblioteca da UA - em tempos recomendei a sua leitura a algumas pessoas (sem sucesso).
Um outro livro que aborda esta problemática, embora de uma perspectiva mais geral (menos académica) é o de Francis Fukuyama, "Confiança - Valores sociais & Criação de prosperidade", Gradiva, 1996.
Boas leituras!

29 de setembro de 2008

Isto está muito perigoso!

A Câmara dos Representantes dos EUA não aceitou o plano acordado para escorar o sistema financeiro. Krugman cita-se a si próprio, concluindo: OK, we are a banana republic - Paul Krugman - Op-Ed Columnist - New York Times Blog. Ver aqui o que Brad de Long diz sobre os resultados da votação e do que recomenda seja feito ao Partido Republicano.

Aquecimento global "goes mainstream" ou “We are so screwed!”

Os cidadãos em negação?

Eu teria de escrever muito mais do que esta nota para situar-me em relação a tudo o que aqui se diz: Um país em negação - DiarioEconomico.com.
Se os cidadãos estão em negação, e está-lo-ão em relação a um conjunto de outras coisas que não meramente a crise financeira, será porque o modo como se faz política os desobriga de serem outra coisa do que são: meros consumidores passivos no mercado político.
Chega a situação anómala, a crise, o inesperado, e o exército da democracia - os cidadãos informados, conscientes, confiantes nas lideranças do regime democrático -, o instrumento imprescíndivel da resposta, da solução - não existe. O resto - sondagens, partidos A e B, isto e aquilo - não é mais do que borbulhar evanescente dos dias que passam.

Astronomy Picture of the Day - 29 de Setembro: A True Image from False Kiva





A True Image from False Kiva




Explanation: Is there any place in the world you could see a real sight like this? Yes. Pictured above is single exposure image spectacular near, far, and in between. Diving into the Earth far in the distance is part of the central band of our Milky Way Galaxy, taken with a long duration exposure. Much closer, the planet Jupiter is visible as the bright point just to band's left. Closer still are picturesque buttes and mesas of the Canyonlands National Park in Utah, USA, lit by a crescent moon. In the foreground is a cave housing a stone circle of unknown origin named False Kiva. The cave was briefly lit by flashlight during the long exposure. Astrophotographer Wally Pacholka reports that getting to the cave to take this image was no easy trek. Also, mountain lions were a concern while waiting alone in the dark for just the right exposure.


- ver em Astronomy Picture of the Day (Archive, 29 de Setembro de 2008)

"Tippings points"

Podem ver On the Threshold of Abrupt Climate Change, no Terra Daily, notícia sobre o início do estudo da ocorrência, num próximo futuro, de mudanças abruptas no clima do planeta ("tipping points") . Isso reflecte a preocupação crescente da comunidade científica com essa possibilidade. A leitura do que se alvitra do que podem ser essas mudanças, é instrutiva.

28 de setembro de 2008

Sobre o PS (de Sócrates)

É um artigo de João Cardoso Rosa: merece ser lido e reflectido. Ver em O sucesso do PS - DiarioEconomico.com.

Mais entradas em "Sem comentário"

Há mais material na secção "Sem comentário" - aqui, ao lado, na coluna da direita:




    • Notícia sobre as sondagens mais recentes das eleições presidenciais norte-americanas - Obama, claramente, à frente;

    • Diversos artigos e notas sobre a situação financeira, política e económica norte-americana;

    • Mais duas entradas sobre alterações climáticas - uma sobre a libertação do metano para a atmosfera: qualifica a notícia saida há poucos dias, e outra, sobre a evolução das emissões de CO2.

Música em tempo de incerteza..

Em Open Left:: Working Class Hero, "Where there is no vision, the people perish. And where there is no art or music no vision can survive. So, in this time of troubles, here is a gift of strength for a Saturday night. Two, in fact:"

Este pode ser o novo presidente dos EUA ...

27 de setembro de 2008

Astronomy Picture of the Day - 27 de Setembro: M83: The Thousand-Ruby Galaxy



Explanation:
Big, bright, and beautiful, spiral galaxy M83 lies a mere twelve million light-years away, near the southeastern tip of the very long constellation Hydra. Prominent spiral arms traced by dark dust lanes and blue star clusters lend this galaxy its popular name of the Southern Pinwheel. But reddish star forming regions that dot the sweeping arms highlighted in this sparkling color composite also suggest another nickname, The Thousand-Ruby Galaxy. About 40,000 light-years across, M83 is a member of a group of galaxies that includes active galaxy Centaurus A. The core of M83 itself is bright at x-ray energies, showing a high concentration of neutron stars and black holes left from an intense burst of star formation. The sharp image, based on archival data from the European Southern Observatory's Wide Field Imager camera, also features spiky foreground Milky Way stars and distant background galaxies.


- ver em Astronomy Picture of the Day (Archive, 27 de Setembro de 2008).

26 de setembro de 2008

Para os mais distraídos (que são muitos)!


- ver em World's Most Awesome Green Ad!. Note-se que a mensagem tem outros destinatários que não só os referidos no vídeo.

Uma de economistas!

"A therapist, a priest and an economist go golfing. The group ahead of them is extremely slow, leading to some frustration among the three. Their complaints are overheard, and a man from the group ahead walks over to them. He introduces himself as an aide because the group of golfers he is with is blind!
The aide thanks the three in appreciation for their patience for the blind golfers. The priest goes, “Oh no, all my life I’ve preached for all to be better to my fellow man and here I am complaining about the blind!”. The therapist says, “I’ve been trained my whole life to help others and here I am complaining about the blind, shame on me!” The economist says, “Oh no! They should be playing at night.”"

- ver em Chris Blattman's Blog: An economist walks into a bar...

Mais um item para reflexão...


O presente de César

É um artigo de Pedro Adão e Silva, sobre a questão do estatuto, a comunicação do Presidente e as (eventuais) implicações nas eleições regionais. Tinha-o guardado para referir aqui: O presente de César - DiarioEconomico.com. Interessante.

O arcebispo, Marx e a conjuntura

Interessante. O Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, reflecte sobre a situação nos mercados financeiros, notando "en passant" que nem tudo o que Marx afirmou está errado: Face it: Marx was partly right about capitalism The Spectator.

23 de setembro de 2008

Novas entradas em "Sem comentário"

Na secção "Sem comentário" - neste blogue, na sua coluna da direita - as novas entradas referem-se a questões relacionadas com as alterações climáticas:
  • Do Climate Progress, referências: a uma tomada de posição do Serviço de Meteorologia do Reino Unido sobre a continuação do aquecimento global; sobre a evidência mais recente sobre a possível influência crescente do metano como gás de estufa.
  • Do Gristmill, referências: a quem são os blogues mais importantes na área do clima; a uma entrevista a Bill Clinton no Daily Show sobre como a ausência de uma política atempada de promoção das energias renováveis terá contribuído para a presente crise financeira; à situação da extensão do gelo no Árctico este mês.

Algumas sobre os EUA: eleições mas não só...

22 de setembro de 2008

De regresso!

A interrupção foi muito maior do que eu previa e aconteceu por um conjunto diversificado de razões ...




Curioso foi constatar que apesar disso continuou a verificar-se um fluxo razoável de visitas, todos os dias - esse comportamento já o encontrei referido em situações semelhantes, noutros blogues. Atribuo isso, pelo menos no meu caso, ao "efeito brasileiro" - um universo grande de internautas brasileiros, mais um leque diversificado de assuntos no blogue, mais as pesquisas no Google, e está explicado, em grande parte, a aparente anomalia; acresce, talvez, nalguns casos, a visita para inspeccionar o que está na secção "Sem comentário" (na coluna, à direita, no blogue) - continuei a colocar algum material aí, ao longo dos últimos meses, através do Google Reader's: reitero o convite de irem inspeccionar o que lá vai sucedendo.




Alguns propósitos bloguistas:






    • A médio prazo mudar para um novo blogue - um NOTAS II, o que possibilitará, nomeamente, mudar o visual no referente à cor do fundo: as queixas sobre o "preto" são frequentes e veementes por parte de alguns meus amigos;

    • Recorrer mais à secção "Sem comentário" para compartilhar, ou para indicar, informação interessante - quanto muito chamar a atenção para aquilo que lá vou colocando. Uma das coisas que vou fazer nessa secção é ressaltar as recomendações de leitura apresentadas por outros. Espero ser, assim, mais eficiente na gestão do blogue;
    • Nessa linha de maior eficiência, menos transcrições: quem acreditar no interesse de um "link" faça o favor de ir lá;

    • Tentar ser mais interventivo no que respeita a emitir a minha opinião sobre a realidade da região, embora vá deixar isso para mais tarde.